sexta-feira, maio 18, 2007

Publicidade ou Propaganda?

Já ouvir muita gente, inclusive no ramo da comunicação, confundir os termos Publicidade e Propaganda. Daí veio a idéia de escrever sobre isso. Claro que o assunto não precisa ser esgotado aqui, mas pelo menos tirar a dúvida.

A diferença entre publicidade e propaganda é bem grande, mas é conceitual.

Em primeiro lugar, vamos pegar as definições dos dicionários:

publicidade
sf (público+i+dade) 1 Estado ou qualidade do que é público. 2 Divulgação de fatos ou informações a respeito de pessoas, idéias, serviços, produtos ou instituições, utilizando-se os veículos normais de comunicação.

propaganda
sf (lat propaganda) 1 Ato ou efeito de propagar. 2 Disseminação de idéias, informação ou rumores com o fim de auxiliar ou prejudicar uma instituição, causa ou pessoa.

Ou seja:

Publicidade está relacionada diretamente com a divulgação de idéias, conceitos, marcas, produtos, serviços, etc. Justamente por ser público.
E a propaganda está ligada com a persuasão, disseminação de informações.

O termo campanha publicitária demonstra exatamente isso. Um grupo de trabalhos para disseminação de informações.

Consegui explicar ou confundi mais ainda?

Em resumo: chame de publicidade ou propaganda, mas comunique bem!

Um comentário:

Ciça J. Reis disse...

Ótima idéia, Peu!

Cá entre nós, e que os professores que nos formaram não nos ouçam, até quem trabalha na área costuma escorregar na hora de explicar as definições.

Boa!