TV Digital
Em 10 anos a população brasileira vai mudar a forma de assistir televisão. É fato, ao fim deste período, todas as transmissões terrestres feitas no país serão digitais. O que isso vai trazer de bom para a sociedade? Vamos ter que esperar para ver. Para ver e entender todo esse processo de mudança, que se iniciou no ano passado. Alguns testes já são feitos desde 1999, mas só há pouco mais de um ano essa campanha em prol da TV Digital se intensificou. Porque tanta pressa em mudar um sistema que durou mais de 50 anos no Brasil?
A proposta da TV Digital é oferecer, além de melhor qualidade de áudio e vídeo, mais opções de canais, interatividade e outros serviços, como internet. Até aí tudo bem, mas quanto isso vai custar ao consumidor? Ainda não se falou em custos reais: O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações estimou, no ano passado, que o valor do set top box (conversor) vai ser de R$ 400,00. Em 15 anos serão 14 bilhões gastos pelos consumidores para migrarem da TV Analógica para a Digital. E um televisor novo, quanto vai custar?
Outra questão: quantos brasileiros, hoje, têm acesso a computadores ou equipamentos eletrônicos mais avançados tecnologicamente? Por mais que a TV Digital consiga chegar em todas as casas do Brasil, muita gente não vai saber o que fazer para assistir a novela das 8. Não vai saber selecionar canais, navegar em menus e consultar informações armazenadas. Como essa parte da população vai ser orientada?
As possibilidades da TV Digital ainda estão sendo estudadas. Teoricamente, o maior número de canais, a maior oferta de programas e conteúdos vai ser o diferencial deste nova tecnologia. Mas ainda não sabemos que conteúdos são esses. O que vai ficar armazenado neste aparelho, que seremos obrigados a comprar para assistir TV, vai nos ajudar de alguma forma?
Estas são apenas algumas das dúvidas que tenho e, certamente, muitas outras pessoas também têm. O avanço tecnológico é sempre bem-vindo, principalmente se for contribuir para o desenvolvimento pessoal e social. O que não pode acontecer é termos que engolir goela abaixo uma tecnologia que pode não servir para os mesmos fins que foi concebida.
São Paulo vai ser a primeira cidade a implantar o novo sistema, no fim deste ano. Só então veremos, na prática, até onde a TV Digital pode chegar.
As emissoras terão que se adaptar ao fator interatividade e orefecer programas mais atrativos e educativos. A quantidade de canais e a produção de conteúdos também precisam ser observadas atentamente, afinal, não precisamos mais de programas de auditório, violência ou consumismo desenfreado na televisão brasileira.
Para saber um pouco mais:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=424IPB005
Um comentário:
Oi, Rafa!
Que a TV digital vai revolucionar a TV, é fato.
Mas até onde vai ser interessante ter que pagar por um aparelho que teoricamente não vai ser tão usado?
Diversas pessoas que conhecemos têm assistido cada vez menos TV. Será que não vai ser interessante ter uma placa de captura de TV no computador, em vez de mais um aparelho em casa?
Realmente, apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso a isso. Mas essa pequena parcela que realmente tem poder de compra. Como fica?
Beijos, parabéns pelo artigo!
Postar um comentário