sexta-feira, maio 18, 2007

FILME É CENSURADO NO JAPÃO PORQUE TÍTULO DESRESPEITA BUSH

Um filme britânico de ficção foi censurado no Japão por causa de seu título, que dava por morto o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Trata-se de um filme de ficção política, que especula o que aconteceria nos EUA caso morresse seu presidente, Bush, e o vice Dick Cheney assumisse.
O título original, "Morte de um presidente", foi traduzido na versão japosesa como "Bush ansatsu" (Bush assassinado). A comissão de auto-censura da Associação Nacional de Distribuidores Cinematográficos bloqueou a obra.
Um representante da associação afirmou que o título do filme viola o código ético da entidade, que impõe "o respeito à soberania de todas as nações, com particular cuidado no tratamento a chefes de Estado, bandeiras e hinos nacionais".
Não existe no Japão um organismo de censura formalizado pelo Estado, mas na prática o cinema e a literatura têm procedimentos que criam um controle rigoroso das obras.
A família real japonesa recebe um cuidado especial. Recentemente, a editora Kodansha se negou a publicar a tradução japonesa de um livro do australiano Ben Hills sobre a princesa Masako. (ANSA)

Nenhum comentário: