quinta-feira, maio 24, 2007

COLUNA PDV

Olá leitores!

Continuando nosso papo, gostaria de destacar 3 pontos essenciais para a confecção de mpdv: criatividade, originalidade e funcionalidade.

O mpdv deve ser criativo e bem dimensionado para o local onde será aplicado. Conceber algo inédito, apropriado e com mensagem curta e fácil, de impacto visual é fundamental para que a mensagem seja bem memorizada e, conseqüentemente, atraia a atenção do consumidor e desperte o desejo de compra. A funcionalidade fica por conta de um material pratico de instalar e montar, o que garante também a aceitação por parte do lojista em aplicar o mpdv.

Você pode se perguntar qual o motivo de eu ter escolhido um tema como este para uma coluna semanal. Pois bem, pensemos nas tendências no mercado de varejo. Os produtos estão cada vez mais parecidos. Já reparou como todos os alvejantes deixam mais branco, todas as operadoras de telefonia têm a tarifa mais barata, todas as cervejas são a primeira na preferência dos consumidores? Não existem mais grandes diferenças tecnológicas entre produtos similares. Todos da mesma linha fazem basicamente as mesmas coisas, com as mesmas qualidades e defeitos dos seus concorrentes próximos. As diferenças entre as marcas são tão pequenas que muitas vezes nem são notadas pelos consumidores, que no final das contas escolhe pelo preço.

É aí que entram as vantagens dos mpdvs. Custo baixo, timing e flexibilidade. Custo baixo pq materiais feitos para muitas lojas e que podem ser usados por um longo período custam em média trinta vezes menos do que uma inserção de 30’’ em rede nacional. Timing pq os mpdvs “falam” com o consumidor num momento crucial: a hora da compra. E a flexibilidade é percebida em mpdvs que pode ser elaborados rapidamente, de acordo com a necessidade do mercado local, rede ou comércio específico, focando promoções ou mesmo desova de estoque.

É isso. Os mpdvs estão com toda a força neste momento. Muitos empresários e lojistas estão percebendo o impacto que este material causa na decisão de compra. Da próxima vez que for comprar algo no supermercado, um tênis ou um eletroeletrônico, preste atenção nestes pequenos notáveis!

Abs e até semana que vem!

Ciça J. Reis
24/05/2007

Fonte de pesquisa:
Material de PDV - Prof. Wanderlei Paré - www.dalete.com.br

2 comentários:

Rafaela disse...

Sabe que é!!! Por mais que a gente procure, entre os produtos da mesma categoria, as diferenças entres eles são mínimas. O que acaba pesando na hora da compra é o preço, o atendimento e, diria eu, a surpresa: um fator desconhecido até então que chame a atenção de alguma forma. Por que não apostar no MPDV para surpreender o consumidor?

Beijo!

Ciência na Mala disse...

Legal, Ciça!
Quem tem contato próximo com a Sigma sabe que sempre procuramos falar com os clientes de nossos clientes de forma direta, cercando-o de informações pertinentes a respeito da empresa. E o mpdv só tende a ajudar no processo.

Parabéns pela coluna!