COLUNA PDV
Olá pessoal!
Após falarmos duas semanas sobre os mpdvs, sobre a importância, a funcionalidade e as vantagens que apresenta, vamos falar dos tipos de mpdv que conhecemos. Um dos mais conhecidos é o display, cuja função principal é colocar o produto em evidência.
Um dos primeiros displays que se tem notícia, é um totem do “índio americano” nas lojas de tabaco dos Estados unidos, no início do séc XIX. Daquele tempo pra cá, o uso dos displays foi ficando cada vez mais necessário para chamar a atenção dos consumidores e alavancar as vendas. Mas, apesar da importância já comprovada, até o início da década de 80, material de merchandising era desprezado pelo pessoal do marketing e (acreditem) considerado irrelevante pelas agências de propaganda.
Ainda bem que as agências acordaram para essa ferramenta de comunicação com o consumidor e por isso vamos ver rapidamente alguns dos tipos de display mais utilizados no mercado hj em dia:
Display de chão, de balcão, de prateleira, com cesta, de ponta de gôndola, de check out (aqueles que ficam próximos aos caixas), de linha (que expões toda a linha de produto), tipo caixa de embarque (a própria caixa de transporte vira display, por exemplo, a caixa de barras de cereal) e o display interativo (normalmente com terminais computadorizados).
Você encontrará diversos deles em lojas, supermercados, mercadinhos, casas de doce e afins.
Quanto ao tempo de uso, os displays podem ser:
PERMANENTES: feitos sob medida para complementar espaços nas lojas ou para criar pontos extras, eles geralmente são feitos de material resistente (arame, vidro, acrílico) e costumam ficar longos períodos nas lojas (em média 1 ano);
SEMIPERMANENTES: diferenciam-se dos outros por serem feitos para no máximo um semestre. Podem ser feitos do mesmo material ou de algo mais barato como papelão;
TEMPORÁRIOS: feitos em papelão ou plástico, possuem vida útil curta, normalmente usados para superte em alguma promoção.
Ufa! Obviamente que não existem só displays nos pdvs. A variedade de mpdvs existente hj é muito grande, mas isso já é assunto pra semana que vem. Até lá!
Bjs
Ciça J. Reis
31/05/2007