Tem que comunicar, em todas as áreas!
Todos nós conhecemos, certamente, aquela frase do Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica". Por aí já conseguimos entender a importância da comunicação em todas as atividades.
Pois bem. Devido ao trabalho, precisei assistir a uma palestra para os alunos do curso de Logística. Logo imaginei uma apresentação morosa, cheia de números e estatísticas. Mas trabalho é trabalho, né? Então, vamos lá. Tive uma grata surpresa ao fim da apresentação de Rafael Scapin, gerente de logística da Rede Angeloni, que conta com vários supermercados, farmácias e postos de combustíveis.
Dentre as explicações referentes aos problemas enfrentados pela logística no setor varejista, ele citou como um dos principais a não comunicação. A falta de informação por parte de fornecedores e distribuidores representa um atraso em toda a cadeia varejsta, o que se reflete no consumidor, que não encontra o produto que quer na loja que espera encontrá-lo. E com a oferta de lojas e supermercados que temos hoje em dia, se ele não encontra aqui, atravessa a rua e encontra ali.
A partir dos anos 90, as grandes empresas que trabalham com o setor varejista abriram os olhos e identificaram o problema. A partir dai, líderes mundiais como a Nestlé e a Unilever sentaram lado a lado para trocar informações e nortear o setor. A comunicação entre os elementos da cadeia varejista não significou o fim da concorrência nem dos segredos de produção de cada indústria. Ao contrário, cada fornecedor passou a se comunicar mais e melhor com seus distribuidores e supermercados porque o teor das informações é outro. O resultado foi uma grande economia e lucros crescentes, decorrentes de ações consideradas fundamentais no setor, como a redução de estoques e, em contrapartida, o abastecimento garantido das gôndulas.
Para entender melhor: o supermercado avisa que quer fazer uma grande promoção para comemorar os 50 anos no mercado. O planejamento é feito com antecedência e existe o tempo necessário para que a indústria se prepare. A indústria, por sua vez, passa a informação para o forncedor da matéria-prima, que também conta com o tempo adequado para se adequar a esta demanda.
A comunicação alavancou o crescimento deste setor, assim como muitos outros. Temos vários exemplos práticos de como tudo pode funcionar melhor dentro de uma empresa quando o fluxo de informações é o ideal. E para melhorar este fluxo, uma assessoria de imprensa pode ter papel fundamental. Mas nem precisa ir tão longe... muitas empresas não têm assessoria de imprensa ou departamento de marketing, mas investem na comunicação. Saber brifar a agência que vai fazer a campanha publicitária ou só o panfleto das promoções é contribuir para que o resultado seja o mais próximo do esperado.
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