Assessoria de Imprensa
A relação com o imprensa não é fácil. Qualquer pessoa que acompanhe um pouco de noticiários, assista a alguns programas de televisão, leia uma revista aqui outra ali, já deve ter visto o nome de algum empreendimento comercial envolvido em escândalo. E isso, claro, não é nada bom para a imagem da empresa. Afinal, muita gente ainda acredita que "apareceu no jornal, é verdade".
Bom, para tentar entender e se relacionar com a mídia, algumas empresas contratam ou desenvolvem internamente as Assessorias de Imprensa. Este profissional, que deve ser um jornalista ou um relações públicas, tem função de mediar a troca de informações entre a imprensa e as empresas, indústrias, prestadoras de serviço, órgãos públicos, ONGs ou pessoas.
Mas não pensem que o Assessor de Imprensa tem um trabalho fácil. As funções deste profissional são várias e inclui o treinamento do cliente para o relacionamento com os veículos de comunicação (media training) e zelar pela imagem da empresa ou pessoa. No primeiro caso, a AI prepara o assessorado para dar entrevistas em rádio, tv, jornais, revistas; como se portar e o que falar para cada um dos veículos, como sair de "saias justas", etc.
Antes de continuarmos a explicar as funções deste profissional, cabe um explicação rápida da diferença da assessoria de imprensa e de uma agência ou departamento de publicidade. Enquanto a assessoria fala diretamente com os veículos de comunicação, que são os formadores de opinião, a publicidade fala para o público que o cliente quer atingir, seja o consumidor de um produto, seja os fornecedores de uma empresa, etc. Enquanto a publicidade compra o espaço que precisa para o anúncio, quando esta for a estratégia a ser seguida pela agência, assessoria tenta "emplacar" matérias em mídia espontânea, sem gerar custo ao assessorado. Claro que estes são exemplos um tanto quanto vagos e que merecem um aprofundamento maior, mas o faremos em outra oportunidade.
Voltando à imagem da empresa: a assessoria deve saber tudo sobre o cliente, os pontos positivos, negativos, oportunidades e ameaças. O assessor precisa destes dados para elaborar um plano de assessoria, tendo em vista a necessidade do assessorado. Dentro deste plano pode estar a elaboração de releases, artigos ou informativos internos e externos, participação em eventos, apoios culturais ou esportivos, etc.
O AI deve conhecer as redações dos veículos, saber como cada uma funciona e quem são os profissionais à frente delas. Isso é importante para dar o passo certo na hora certa. Também deve conhecer muito bem a agenda do assessorado, tendo assim condições de marcar as entrevistas em horários e locais adequados.
Em época de crise o AI sofre. Quando as manchetes de jornais acusam a empresa de alguma irregularidade ou atitude condenável, a bomba estoura na mão do assessor. Ele que precisa lidar com esta informação negativa e tentar reverter ou, pelo menos, minimizar efeitos da crise.
São várias as situações em que a assessoria de imprensa pode ser decisiva. Ainda é uma atividade em desenvolvimento, principalmente longe dos grandes centros e grandes corporações, mas que tem tudo para abocanhar uma grande fatia do mercado jornalístico.
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Rafaela Silva
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