Cultura de Comunicação
O Brasil tem grandes canais de televisão, grandes jornais, grandes revistas, grandes agências de publicidade e grandes profissionais.
Também temos grandes anunciantes e grandes campanhas de comunicação. As empresas mais conhecidas do povo brasileiro estão no intervalo da novela das 18, 19, 20, 21 e todos os horários nobres do maiores canais. A Coca-cola, por exemplo, é a marca mais conhecida do mundo! E a empresa, certamente, não chegou a esta posição sem uma visão estratégica de comunicação.
Em oposição a esta parcela de empresas e indivíduos que sustentam uma cultura de comunicação, com visão empreendedora e investidora; estão aqueles que não acreditam no poder da comunicação. Quando ouvem a palavra publicidade, por exemplo, já vão dizendo que não tem dinheiro pra gastar com isso. Quer dizer, não vêem a comunicação como um investimento, mas sim como um gasto.
Talvez porque grande parte das agência queiram vender comerciais em TVs (que geram comissões mais gordas), grandes revistas ou jornais e o cliente não veja o retorno que ele previa. Isso acontece, obviamente. Mas, uma agência de comunicação que trabalha sério pode fazer muito mais por uma empresa: criar uma estratégia de comunicação, através de muita pesquisa e planejamento; descobrir os pontos fortes e fracos, evidenciar o primeiro e tentar solucionar o segundo, melhorar a forma como a empresa é vista pela sociedade.
Isso não quer dizer que toda pequena empresa precise de um anúncio na Veja ou na novela das 8, mas todas precisam ser conhecidas, seja no bairro onde atuam, seja internacionalmente: cada uma com as suas especificidades. Uma agência pode ajudar nesta difícil tarefa de ser vista por muitos com bons olhos!
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